Novo projeto do coletivo de artistas Teatro Trupiniquim.

Cordel do Amor sem Fim, premiado texto de Cláudia Sampaio Barral, ganha versão teatral construída a partir da cultura popular do sertão baiano e das margens do Rio São Francisco

Imprensa

terça-feira, 16 de novembro de 2010


Festival de Teatro Amador de Cubatão premia os melhores de cada categoria

A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 15, no Bloco Cultural
Na segunda-feira, 15, às 20 horas, no Bloco Cultural José Edgard da Silva, ocorreu a cerimônia de encerramento e premiação da 13ª edição do Festival de Teatro Amador de Cubatão – Festac, que neste ano teve como tema Teatro sem Fronteiras. O evento começou com a performance "A Morte do Artista" realizada por atores locais. Um vídeo com cenas de todos os espetáculos apresentados nesta edição do festival deixou o público entusiasmado e arrancou aplausos da plateia.

Na categoria espetáculo adulto "Cordel do amor sem fim" levou o prêmio de melhor cenografia e melhor figurino assinados por Alexandra Arakawa, e, ainda, melhor atriz para Renata Andrade e melhor direção para Aline Fontenelle.

O espetáculo "Sobre meninos, mendigos e poetas" foi o vencedor em "melhor dramaturgia" com Denilson Oliveira, melhor direção musical para Fabrício Savanela e melhor ator, Elias Lima. Na categoria sonoplastia, o vencedor foi Nivio Mota, com o espetáculo "O que terá acontecido a Rosemary?".

Como melhor iluminação, o ganhador foi Marcelo, com "Ensaio para Gota D'água"; melhor maquiagem para Fernando Pompeu; melhor atriz revelação, Carol Piasentini; melhor ator revelação, Lucas Gabriel, do Teatro do Kaos, com o espetáculo, "Este Ovo é um galo"; melhor atriz coadjuvante, Karol Schittini, com o espetáculo "Cordel do amor sem fim" e melhor ator coadjuvante, Luiz Fernando Almeida, com "O que terá acontecido a Rosemary?".

Como melhor espetáculo adulto, em primeiro lugar ficou "Sobre meninos, mendigos e poetas", com o grupo de Teatro Forfé de Piracicaba, em segundo, "Cordel do amor sem fim", do grupo de Teatro Trupiniquim do Rio de Janeiro e em terceiro, "Fontainebleau", da Companhia Tan Tan de Teatro de Santos. Os troféus entregues aos vencedores foram confeccionados pelo artista cubatense Giovane Nazareth.

A 13ª edição do Festac foi realizada de 1º a 15 de novembro. Participaram 23 companhias teatrais das cidades de Cubatão, Santos, Ibirá, Rio de Janeiro, Guarujá, Piracicaba, São Paulo, Praia Grande, Embu Guassú e São Vicente.

Festac sem fronteiras - este ano, o Festival teve como tema "Teatro sem fronteiras". Um dos motivos é a expansão dos limites da competição, que, ao longo dos anos, vem reunindo não apenas grupos teatrais cubatenses, mas de toda a região da Baixada, interior e até de outros estados brasileiros.

http://informacubatao.blogspot.com/2010/11/festival-de-teatro-amador-de-cubatao.html
 

terça-feira, 9 de novembro de 2010


Nesta quarta tem grupo do Rio de Janeiro no Festac

Programação do Festival de Teatro segue até o final de semana

         Como parte da mostra competitiva, a programação do Festival de Teatro de Cubatão – Festac conta nesta quarta-feira com uma atração do Rio de Janeiro, o grupo Teatro Trupiniquim, com o espetáculo "Cordel do Amor sem fim", a história de três irmãs, Teresa, Carminha e Madalena, contada por um cordeleiro que traz nos versos de sua viola o riscado do destino destas mulheres, seus segredos e seus amores. O espetáculo começa às 20 horas, no Bloco Cultural, na Praça dos Emancipadores, s/nº. A entrada é franca.


Imagem do espetáculo por Alexandra Arakawa


O jogo teatral, cenário e figurinos emergem da cultura popular do sertão baiano, os festejos de São João, danças típicas como o caboclo e o cavalo marinho, seus cordéis e cordeleiros, trazendo outra vez para Cubatão o clima nordestino que a cidade respirou durante o Festival Cubatão Danado de Bom.

Dirigido por Aline Fontenelle a partir de texto de Cláudia Sampaio Barral e direção de arte de Alexandra Arakawa, "Cordel do amor sem fim" tem elenco formado por Karol Schittini, Lita Sahun, Márcio Sam, Bruno Peixoto, Gracy Moreno e Renata Andrade; a participação dos músicos Antônio Escobar, Antônio Moreira, Daniel Ilê, Flávia Marina e Pedro Benevides. Mais informações sobre o grupo e o espetáculo em http://cordeldoamorsemfim.blogspot.com.

Festac – A 13ª edição do Festac, será realizada até 15 de novembro. São 23 companhias teatrais das cidades de Cubatão, Santos, Ibirá, Rio de Janeiro, Guarujá, Piracicaba, São Paulo, Praia Grande, Embu Guassú e São Vicente. No festival, os grupos apresentam seus trabalhos aos jurados e também ao público, que tem a oportunidade de acompanhar de perto as peças que serão encenadas também no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro), com entrada gratuita. Informações sobre a programação no site da Prefeitura de Cubatão (www.cubatao.sp.gov.br).


Entepola abre com chave de ouro


08/10/2010 - Se a intenção do primeiro dia de Entepola foi marcar presença e abrir passagem para os espetáculos que virão, o objetivo foi alcançado. Com o Teatro do Marista lotado a platéia pode se esbaldar em duas peças que abriu o primeiro dia de encontro, em comum falaram do cotidiano e do amor em suas diferentes situações.

A última peça da noite foi a carioca “Cordel do Amor Sem Fim”. Com uma adaptação do texto da baiana Cláudia Sampaio Barral apresentou uma pegada cômica e dramática a peça do Grupo Teatro Trupiniquim fez a alegria dos adultos. O cordel conta a história de uma moradora de Carinhanha, na Bahia, que se apaixona por um forasteiro, após viverem um romance ele vai embora e ela passa a ser cortejada por um novo admirador.

Mesmo sendo uma peça recém montada graças a expressão corporal, atores convincentes e uma história emocionante, fez o público se encantar definitivamente pelo teatro.

Para a diretora da peça carioca, Aline Fontenelle, a receptividade do público foi a melhor possível. Segundo ela é sempre emocionante ver os olhos da platéia brilhar com a história contada. Aline destaca o Entepola como um importante instrumento de democratização do teatro e troca de experiências entre artistas.

Em sua 4ª edição o Encontro de Teatro Popular Latino Americano - Entepola Brasil é um tradicional evento chileno que veio para o Brasil a fim de promover essa interação entre artistas e público e expandir a arte para quem não é habituado ou não tem acesso ao teatro. Em Colatina o encontro vai até domingo, 10, no Teatro Marista a partir das 19 horas. Até o último dia haverá apresentações de peças nacionais e internacionais. Além disso, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer preparou uma programação voltada para escolas e apresentações na rua.

Entepola
O Entepola é um projeto criado por David Musa, da Cia de Teatro La Carreta, há mais de vinte anos no Chile. Em 2005 o projeto veio para Colatina e é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e já se incorporou na agenda de eventos culturais da cidade, criando todos os anos uma atmosfera de encanto e beleza, proporcionada pelo teatro.

Aqui no município é a 4ª edição do Entepola, já que no ano passado o encontro foi cancelado devido o surto na América Latina causado pelo vírus H1N1. Para este ano a expectativa é de que ele retorne com força total e leve mais de 10 mil pessoas ao teatro e nas apresentações itinerantes que acontecem durante o dia em escolas e praças.

De acordo com o curador do Entepola Brasil, Plínio Mosca, o objetivo do encontro é fazer um movimento cultural que alcance pessoas que não estão acostumadas ao meio teatral. Segundo ele, quando foi montado o projeto para esta edição, o foco foi trazer peças plurais e que apresente uma diversidade de estilos.

“O Entepola é importante porque vai além das barreiras físicas do teatro. Realizamos um movimento de ir à rua e mostrar que o teatro pode ser entendido por todos e que não é um movimento elitista, é a arte popular” finaliza o curador.

http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=cultu&materia=2235




Neste sábado (18 de setembro) a companhia Teatro Trupiniquim mostra o processo de montagem da peça ‘Cordel do amor sem fim’, com texto premiado de Cláudia Sampaio Barral, em apresentação gratuita no Centro Cultural Parque das Ruínas.

O projeto fala de um amor num sertão margeado pelo “Velho Chico”, o Rio São Francisco. A história das irmãs Teresa, Carminha e Madalena é contada pela trupe, trazendo o riscado do destino destas mulheres, seus segredos e seus amores... que seguem com as águas do rio.

O jogo teatral e toda a proposta visual emergem da cultura popular do sertão, seus festejos, suas danças típicas, seus cordéis e da figura do brincante.

‘Cordel do amor sem fim’
Centro Cultural Parque das Ruínas - Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Horário: 16h
Classificação: Livre

http://www.teatroinsite.com/2010/09/cordel-do-amor-sem-fim.html

Outras Referências na Internet:

http://issuu.com/ccmlsl/docs/revista_programa_ccmlsl_-_quinzenal_de_agosto
http://www.teatroinsite.com/2010/09/cordel-do-amor-sem-fim.html
http://www.culturacolatina.com.br/2010/paginas/entepola%20sinopses.htm
http://www.culturacolatina.com.br/2010/paginas/entepola%20programacao.html
http://ciaatemporal.blogspot.com/2010/09/programa-atemporal_17.html
http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=cultu&materia=2225
http://becocultural.com.br/?cat=4&paged=3
http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=cultu&materia=2235
http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/images/stories/festacR.pdf
http://informacubatao.blogspot.com/2010/11/nesta-quarta-tem-grupo-do-rio-de.html
http://opalcosantista.wordpress.com/2010/11/10/teatro-carioca-e-destaque-hoje-no-festac
http://informacubatao.blogspot.com/2010/11/festival-de-teatro-amador-de-cubatao.html